Balestra, Juliana Pirola da ConceiçãoPresse, Jean Aparecido2019-01-022019-01-022018-12-17PRESSE, Jean Aparecido. Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4291Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em História.. Orientação: Profa. Dra. Juliana P. C. BalestraO trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Curso de História – Licenciatura da Unila sobre os usos públicos da Ditadura civil-militar do Brasil em cinco canais de História no YouTube, apresentados por jovens professores de História e direcionados a jovens estudantes em situação escolar, em geral se preparando para provas, concursos e exames de larga escala, como vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O objetivo foi conhecer as narrativas sobre a Ditadura que circulam nesses canais e observar como os jovens interagem com elas por meio do registro de comentários. A metodologia utilizada envolveu a análise dos vídeos postados sobre o tema e dos comentários a eles referidos. Para tanto, tomou-se como referência os conceitos de história pública e cultura digital.El trabajo presenta los resultados de una investigación realizada en la carrera de Profesorado de Historia de la Unila sobre los usos públicos de la Dictadura cívico-militar de Brasil en cinco canales de Historia en YouTube, presentados por jóvenes profesores de Historia y dirigidos a jóvenes estudiantes en situación escolar, en general preparándose para exámenes de larga escala, como vestibulares y el Examen Nacional de la Enseñanza Media - ENEM. El objetivo fue conocer las narrativas sobre la Dictadura que circulan en esos canales y observar cómo los jóvenes interactúan con ellas a través del registro de comentarios. La metodología utilizada implicó el análisis de los vídeos publicados sobre el tema y de los comentarios a ellos referidos. Para ello, se tomó como referencia los conceptos de histórica pública y cultura digitalporopenAccessHistória PúblicaDitaduraYouTubeUsos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no YoutubebachelorThesis