Rodrigues, José Humberto2018-11-062018-11-062018-01-15RODRIGUES, José Humberto. AS CONEXÕES DE SABERES ATRAVÉS DA DISPUTA RIMÁTICA NOS DUELOS DE MCS EM BELO HORIZONTE.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78038-AS-CONEXOES-DE-SABERES-ATRAVES-DA-DISPUTA-RIMATICA-NOS-DUELOS-DE-MCS-EM-BELO-HORIZONTE>. Acesso em: 06/11/2018 16:16978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4204Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Essa pesquisa teve como objetivo investigar como se constroem as conexões de saberes dos jovens rappers que participam nos duelos de MCs localizado embaixo do viaduto Santa Tereza na cidade de Belo Horizonte. O movimento hip-hop na cidade surgiu entre as décadas de 80 e 90, quando alguns grupos foram apropriando-se de espaços públicos na cidade. A música enquanto momento de fruição, lazer e conhecimento está intimamente ligada à cultura juvenil contemporânea, incorporada hoje como elemento educativo e nos projetos de políticas públicas. Ela também pode apresentar-se como interlocutora dos jovens com a sociedade em geral. Para eles existe uma fundamentação no movimento hip-hop que é da consciência do indivíduo no movimento e consigo mesmo, buscando enaltecer o papel de cada um dentro da sociedade e sua conduta ética. Para balizar nosso entendimento, dialogamos com Dayrell (2006, 2011), Arroyo (2012), Sposito (2007), Magnani (2007) dentre outros. Diante disso, além das análises documentais nos vários suportes de informações, também se optou pelo acompanhamento de quatro jovens no universo do movimento hip-hop. Assim, concluímos que os jovens que participam do movimento hip-hop e nos duelos de MCs agem como um agente social que tem uma missão: ser/estar no rap é uma bandeira que deve ser articulada como processo de transformação da realidade e do sujeito. Também estabelecem um ato pedagógico, pois todo esse processo se dá pela interação e mediação entre suas vivências e experiências, trocas simbólicas e produção de sentidos de saberes e fazeres, que se relacionam ao ato de ensino- aprendizagemporopenAccessHistóriaHip-hop (Cultura popular)As conexões de saberes através da disputa rimática nos duelos de MCs em Belo HorizonteconferenceObject