Carrera Choconta, Kevinn Steven2025-09-032025-09-032025-09-03https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9293Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Letras – Artes e Mediação Cultural.Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar a animação como ferramenta de mediação cultural em contextos educacionais, a partir de um estudo teórico e analítico que revisita produções, pesquisas e experiências desenvolvidas por outros atores culturais e educacionais. busca compreender como a linguagem da animação pode fomentar a formação crítica, estética e simbólica de jovens em territórios periféricos e escolas públicas, e propõe as bases conceituais para a formulação de um projeto cultural para escritórios de animação. a metodologia empregada consistiu em revisão bibliográfica e documental de textos-chave sobre animação, educação e cultura, incluindo a análise de experiências formativas como as promovidas pela revista PyM, MuPAI e projetos audiovisuais comunitários. adotou-se uma perspectiva crítica a partir da perspectiva do letramento semiótico e da mediação cultural, considerando o potencial da animação para articular códigos visuais, sonoros e narrativos na construção de sentido, identidade e memória coletiva. el trabalho identificou a animação como uma potente ferramenta para a expressão de narrativas singulares, a valorização das culturas locais e a democratização dos meios de produção simbólica. da mesma forma, foi destacada sua capacidade de evocar emoções, representar conflitos sociais e contribuir para processos de aprendizagem significativos em contextos educacionais formais e informais. Resumen Este trabajo investigativo tiene como objetivo analizar la animación como herramienta de mediación cultural en contextos educativos, a partir de un estudio teórico y analítico que revisa producciones, investigaciones y experiencias desarrolladas por otros agentes culturales y educativos. Se enfoca en comprender cómo el lenguaje de la animación puede favorecer la formación crítica, estética y simbólica de jóvenes en territorios periféricos y escuelas públicas, y propone las bases conceptuales para la formulación de un proyecto cultural de oficinas de animación. La metodología empleada consistió en una revisión bibliográfica y documental de textos clave sobre animación, educación y cultura, incluyendo el análisis de experiencias formativas como las promovidas por la revista PyM, MuPAI y proyectos de audiovisual comunitario. Se adoptó una perspectiva crítica desde la alfabetización semiótica y la mediación cultural, considerando el potencial de la animación para articular códigos visuales, sonoros y narrativos en la construcción de sentido, identidad y memoria colectiva. El trabajo identificó que la animación es una herramienta poderosa para la expresión de narrativas propias, la valorización de las culturas locales y la democratización de los medios de producción simbólica. Asimismo, se destacó su capacidad para evocar emociones, representar conflictos sociales y contribuir a procesos de aprendizaje significativos en contextos educativos tanto formales como no formales.esopenAccessanimação (cinematografia)educaçãoescolas públicasaprendizagemLa animación brasileña como recurso de mediación cultural en espacios educativos