Pereira, Diana AraujoFontes, LauraHonório, Karen dos Santos2020-03-132020-03-132019-09-04CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5630O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência de ampliação do Processo de Seleção Internacional da UNILA, realizado desde 2014 através de sistema próprio, administrado online por servidores da universidade: técnicos e docentes. Visa, também, avaliar os principais desafios encontrados para a gestão desta ampliação que levou em conta três pontos específicos: 1. Ampliação dos países incluídos no processo; 2. Elaboração de edital específico para postulantes em condições de vulnerabilidade humanitária (refugiados e portadores de visto humanitário) e 3. Elaboração de edital específico para postulantes indígenas. Além dos desafios legais, atentos e alinhados às normativas federais como também próprias da universidade, há que se observar os desafios acadêmicos, de âmbito pedagógico, que a ampliação da diversidade confere ao ambiente universitário.poropenAccessDescolonizaçãoProcesso de Seleção Internacional - UNILAInternacionalização e Interculturalidade na UNILAconferenceObject