Machado, Marcia SalgadoRibas, Letícia PachecoLucas, AmandaQuaresma, Karoline Terezinha2018-07-062018-07-062017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3823Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: SaúdeOs programas de triagem auditiva visam identificar indivíduos com fator de risco para perda auditiva, a fim de que possam ser encaminhados para avaliação audiológica e otorrinolaringológica completa. A detecção precoce de perdas auditivas, bem como intervenção imediata em crianças, aumentam a probabilidade de otimizar o potencial de linguagem receptiva e expressiva, de alfabetização, desempenho escolar e desenvolvimento emocional e social. O presente trabalho tem como objetivo identificar crianças com risco para perda auditiva. A triagem auditiva está sendo realizada em escola pública do município de Porto Alegre (RS), com alunos do jardim ao terceiro ano da escola, totalizando uma amostra de 336 participantes. Passam as crianças cujas emissões otoacústicas transientes estão presentes em ambas as orelhas e falham as crianças que apresentam ausência de emissões em pelo menos uma orelha. Os resultados parciais indicam que foram avaliados 155 escolares, das turmas do jardim ao terceiro ano do ensino fundamental. Destes 63 do grupo I,42 meninos e 21 meninas, e 92 do grupo II, 41 meninos e 51 meninas. Cerca de 93% das crianças testadas do grupo I e 88% das crianças do grupo II passaram na primeira testagem realizada. Dos 155 alunos que foram triados, cerca de 9,7% não apresentaram EOAT presentes, sendo necessário ainda realizar o retesteporopenAccessSaúde - audiçãoSaúde - perda auditivaDesenvolvimento infantilAção preventiva em saúde triagem auditiva em escolares - AISCEconferenceObject