OrientaçãoOliveira, Mariana Gomes de2022-04-252022-04-252022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6558Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Letras – Artes e Mediação Cultural.Este trabalho é uma celebração aos saberes, sabores, memórias e relações com o comer em um contexto migratório. Apresenta uma breve discussão sobre a alimentação como valor cultural que pode ser resgatado e acessado através das memórias gustativas dos participantes. São eles estudantes ou egressos da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), que migraram à cidade de Foz do Iguaçu e nos contam um pouco de suas histórias a partir das lembranças de vivências relacionadas ao comer. A execução do trabalho é realizada com entrevistas e está apoiada no método Investigacción Acción Participativa de Orlando Fals Borda. Este projeto transborda os limites de um trabalho acadêmico, a proposta é celebrar a cultura alimentar e trazer oralidade e poética à escrita, com pitadas de sabores, cheiros, vivências, sentimentos e mediações vividas no território migrado. São apresentados receitas e preparos de pratos presentes nas memórias dos envolvidos, memórias que contam também histórias e saberes. Destas receitas e memórias foi compilado um recetario ou caderno de receitas que valoriza a oralidade, a poética, os saberes populares, sabores e experiências culturais de cada participante. Apresentamos discussões sobre os pratos e as relações com as origens de cada participante, as questões de adaptações de ingredientes, utensílios e hábitos alimentares no território migrado.poropenAccessAlimentaçãoMigraçãoMemórias gustativasAmérica Latina"¿A Qué Saben los Saberes?" - Memória e Mediação Cultural na Mesa do MigrantebachelorThesis