Castro, Pedro Henrique Miranzi2024-10-292024-10-292024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8597Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.Esta monografia tem o objetivo de investigar as formas de figuração da juventude norte-americana nos anos 2000 através do movimento Mumblecore, como essas figuras são construídas, os significados que transmitem, os sentimentos que evocam e seu papel na representação e memória nostálgica dessa geração. A análise foca nas formas produtivas do fenômeno cinematográfico, contextos cultural, econômico e tecnológico, e nas escolhas estéticas, narrativas e técnicas, com destaque para diretores como Andrew Bujalski, Joe Swanberg, Aaron Katz e Greta Gerwig. Utilizando uma metodologia de análise comparativa de recortes fílmicos, o estudo explora os motivos visuais que fundamentam os debates dos cineastas, revelando momentos, objetos, situações e sentimentos recorrentes da vida cotidiana que definem suas figurações e linguagem cinematográfica. Além disso, estabelece um diálogo entre os maneirismos do Mumblecore e fenômenos cinematográficos, transcorrendo da mise en scene no Cinema de Fluxo e suas imagens estéticas e incertas, como forma de identificação e reconhecimento, as estruturas narrativas não convencionais discutidas na teoria do Conflito Central. Como resultado, a monografia busca obter um maior entendimento das formas de figuração da juventude presentes nos filmes Mumblecore, seus motivos visuais, tratamentos poéticos e correlações com diferentes proposições cinematográficas, estabelecendo uma percepção aprofundada e estruturada dessas figuras.ptopenAccessMumblecorecinema independentefiguraçãojuventudemotivos visuais.A vida pelas partes chatas: figurações da juventude no Mumblecore.Article