Rocha, Leandro da SilvaOliveira, Flávia Roberta deSilveira, Marcelo Pimentel daKiouranis, Neide Maria Michellan2017-12-212017-12-212014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3090Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho apresenta a jornada de um grupo de estudos em História e Filosofia da Ciência no contexto do subprojeto PIBID de química. O relato é resultado de discussões e reflexões sobre a natureza da ciência, assim como os saberes necessários para um professor preocupado com a sua prática. Estes estudos permitiram aos integrantes do grupo o desenvolvimento da autonomia, do diálogo e principalmente das mudanças relativas ao modo de conceber a ciência, que passou de um estágio simplista para um estágio de constante vigilância, características que contribuíram para uma postura crítico-reflexiva acerca da prática pedagógica que permeia o ensino de químicaporopenAccessEducação - ensino de químicaFormação - docênciaPara uma formação crítico-pedagógica: reflexões de um grupo de estudos sobre a natureza da ciênciaconferenceObject