Almeida, Jenifer Rodrigues deNichetti, AndressaBernardi, Cintia CarlaColombo, Janecler Aparecida Amorin2018-01-242018-01-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3228Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Neste artigo são apresentados os aspectos iniciais do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa “A Resolução de Problemas como estratégia metodológica para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, realizado no âmbito do PIBID Matemática PB. Os sujeitos da pesquisa serão alunos do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Pato Branco. O método utilizado será o qualitativo. A Resolução de Problemas como método de ensino de matemática visa diferenciar as aulas, trabalhando os conteúdos de forma interativa, com o intuito de fazer com que o aluno participe do processo de construção do conhecimento, testando suas hipóteses e conceitos para posteriormente formalizá-los com o conteúdo cientifico. Assim, o professor age como um intermediário de saberes, sendo que a formalização do conteúdo ocorre coletivamente, ou seja, todos os sujeitos inseridos nessa metodologia, tanto professor como aluno, participam de tal formalizaçãoporopenAccessMatemáticaResolução de problemasResolução de problemas nos anos iniciais: uma propostaconferenceObject