Viana, Flavia SoaresGonzaga, Julianah DiasCardoso, Raphaell da Cruz Silva2017-10-262017-10-262014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2809Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este estudo apresenta uma análise da vivência de acadêmicas do Curso de Graduação em Letras Português-Inglês, como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é refletir acerca da experiência de inserção no espaço escolar, durante a participação como bolsistas do PIBID, considerando a formação inicial. Como objetivos específicos destacam-se: analisar as contribuições para os futuros docentes na participação do PIBID; aprender a lidar com a multiplicidade e desafios da rotina escolar; observar os impactos causados nos alunos através dos bolsistas do PIBID. Conclui-se que a participação no PIBID contribuiu significativamente na formação profissional e pessoal, tanto dos bolsistas como dos alunosporopenAccessEducação - experiência da aprendizagemPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escolaconferenceObject