Santos, Renato dosRosa, Tiago Willian da2017-10-032017-10-032014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2610Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente artigo possui por objetivo refletir sobre a dimensão da alteridade no ensino dos Direitos Humanos a partir da experiência do Pibid. Considerando o método fenomenológico, e a partir de pesquisa bibliográfica, pretende-se investigar sobre a noção de Homem que fundamenta a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a fim de evidenciar a negação da alteridade que essa concepção implica. Em contraste com a concepção de Homem eurocêntrico que está na base da Declaração, propomos pensar o ensino dos Direitos Humanos a partir da noção de alteridade, de modo que o educador, ao falar sobre Direitos Humanos em sala de aula, possa contextualizar criticamente conforme a cultura de cada educandoporopenAccessDireitos humanosPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)A questão da alteridade no ensino dos direitos humanos e a experiência do PIBIDconferenceObject