Jesus, Atair José Bernardino deSell, Ana CaroliniBueno, Cristiane Aparecida Ribeiro2017-11-272017-11-272014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2997Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Nosso objetivo neste trabalho, se da na direção de refletir sobre o papel do professor da educação básica, inserido no subprojeto de pedagogia do “PIBID - Programa institucional de bolsa de iniciação a docência”. Pautados nos estudos de Alarcão (1996), Amaral (1996), e Infante (1996), analisaremos aspectos pertinentes à formação de professores reflexivos. Para construir este trabalho, utilizamos trechos da Portaria no 096, de 18 de julho de 2013, a qual regulamenta os objetivos, e descreve a lógica metodológica de funcionamento do respectivo programa, e das pesquisas acerca do Programa Institucional de Bolsa de iniciação a Docência, produzidas por Dantas (2013) e Mateus (2013). Neste processo, o trabalho de uma das supervisoras vinculadas ao PIBID, será posto em relevo, enquanto discutiremos assuntos inerentes aos trabalhos realizados no espaço de iniciação docenteporopenAccessIniciação docenteProfessores da educação básicaPrática reflexivaO professor da educação básica e Supervisor/Pibid enquanto agente fundamental na formação de professores reflexivosconferenceObject