Modesto, Nayara LopesCrepaldi, João Vitor da SilvaMagalhães, Carlos Henrique Ferreira2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2971Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O PIBID Educação Física - UEM é um projeto que possibilita a objetivação da prática escolar da educação física crítico-superadora com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a realidade social por meio do esporte, das lutas, da ginástica, dança e dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação física escolar. Para isso, o projeto propõe a sistematização de conteúdos que possibilitem o acesso e a apropriação pelos filhos da classe trabalhadora do conhecimento historicamente produzido. Dessa maneira, foi elaborada uma proposta inicial de planejamento apresentando o judô como conteúdo estruturante. Sugeriu-se a contextualização histórica da luta, bem como a objetivação de uma prática escolar envolvendo as suas imobilizações , além de conceitos que abrangem seus movimentos básicos, os quais possibilitam o desenvolvimento de habilidades como atenção e concentraçãoporopenAccessPrática EscolarJudôDesenvolvimento HumanoO judô na prática escolarconferenceObject