Garcia, Maria Beatriz Barmaimon2024-05-162024-05-162024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8257Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.A presente pesquisa reflete sobre a relação entre a estrutura de poder da branquitude e a implementação de políticas públicas relativas à Educação para as Relações Étnico-Raciais - ERER, a fim de compreender como esta última é abordada nos currículos de cursos de licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA, da área de Humanidades. Tal estudo parte de conceitos essenciais como o de Contrato Racial, colocado por Charles Mills como o acordo que organiza a sociedade em torno da raça e o de Dispositivo de Racialidade, descrito por Sueli Carneiro como a forma pela qual se estabelecem as relações, que se tornam, dentro do contrato, todas relações raciais. Soma-se a estes dois, o conceito de Epistemologia da Ignorância, a fim de explicar o processo de construção de conhecimento legitimado e de interpretação do mundo, dentro do Contrato Racial. A partir disto, avaliaram-se documentos oficiais do âmbito da educação, como leis, pareceres e resoluções, refletindo-se, a partir de sua redação, sobre a maneira como relatam e se posicionam em relação à obrigatoriedade da ERER. Tal avaliação foi então contrastada com a experiência de alguns licenciados, a partir de entrevistas, abarcando a realidade das práticas educacionais. Por último considerou-se o aspecto subjetivo do currículo, como consequência tanto dos conteúdos como das práticas pedagógicas que giram em torno da ERER, considerando sua importância para a reflexão educacional e do âmbito dos estudos raciais, com ênfase nos estudos críticos da branquitude.viopenAccessbranquitudelicenciaturacontrato racialEREREntre escapismos e reducionismos: branquitude e o debate étnico-racial nos currículos das licenciaturas na UNILA.