Garcia, Francine DalzottoKlein, Rejane2017-10-262017-10-262014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2807Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos propicia a experiência como professores no início da formação acadêmica. O trabalho aqui proposto apresenta atuação nas salas de aula com início em março de 2014, em uma turma do segundo ano do ensino fundamental. O desenvolvimento do projeto na escola acontece a partir da observação dos alunos, e após certo período são escolhidas as crianças que apresentam dificuldades, para o acompanhamento individual. Aplicamos planejamentos que possibilitam a aprendizagem do aluno, com os eixos principais: oralidade, escrita e leitura, sendo baseado nas dificuldades dos mesmos. Concluímos que o PIBID tem sua importância para nós acadêmicos, pois temos a possibilidade da atuação em sala de aula durante nossa formação inicial possibilitando estabelecer a relação entre teoria e a práticaporopenAccessEnsino-aprendizagemFormação - docênciaExperiência na alfabetização na relação entre teoria e prática na sala de aula no início da formação docenteconferenceObject