Velho, Ricardo Scopel2017-04-032017-04-032015https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1664Anais das IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos: Lutas, Experiências e Debates na América Latina - ISBN 978-950-793-223-6 - Orgs. Paulo Renato da Silva ; Mario Ayala ; Fabricio Pereira da Silva ; Fernando José MartinsO objetivo geral do artigo é apresentar a importância da apreensão do movimento contraditório do capital e a capacidade da classe trabalhadora produzir ação política que se coloque em enfrenta- mento com a ordem estabelecida, problematizando a questão educacional. Considerando que a relação social determinante é a de exploração do capital sobre o trabalho e, portanto, personifica- dos nas classes antagônicas desse modo de produção, burguesia e proletariado. Se entendermos o desenvolvimento do modo de produção capitalista como a materialidade onde se desenrolam de- terminadas estratégias políticas das organizações das classes sociais, é preciso também perceber que ao mesmo tempo essas estratégias e sistemas econômicos “modelam” os diferentes processos educativos. Aqui inicia o debate acerca do papel da escola nessas particularidades e também de seu papel no conjunto da formulação estratégica de cada período histórico. Discutiremos com a concepção de politecnia e a problematizaremos. Sendo assim, será necessária uma análise da rea- lidade brasileira para derivar uma estratégia de revolução particular a nossa formação social e também é necessária uma mesma análise quanto à escola.poropenAccessRevoluçãoPolitecniaContradiçãoContradição, Politecnia e Revolução: Limites de uma polêmicaconferenceObject