Rodrigues, Beatriz GamaRocha, Aline Oliveira2020-03-162020-03-162019-09-04CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5636O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.Com o propósito de desenvolver o processo de internacionalização de programas de pós- graduação, uma das estratégias das instituições de ensino superior pode ser a oferta de disciplinas ou minicursos em inglês. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 2018, foi aberto um curso de formação continuada de Inglês como Meio de Instrução (English as a Medium of Instruction – EMI) para professores de programas de pós-graduação. De acordo com Dearden (2), EMI é o uso da língua inglesa na docência de cursos de todas as áreas em ambientes onde a primeira língua dos participantes não é a inglesa. Conforme Baumvol e Sarmento (1), o uso de EMI em universidades brasileiras foi relacionado a uma necessidade de inserir os alunos no contexto internacional de produção e difusão de conhecimento, ou seja, de “qualifica-los para que possam agir e participar de práticas em diferentes contextos acadêmicos através da língua inglesa”. Para promover a cooperação internacional entre estudantes, professores e pesquisadores, é importante desenvolver sua competência linguística, a fim de que eles possam participar ativamente em experiências de internacionalização e de troca de conhecimento, seja em instituições estrangeiras ou por meio da internacionalização em casa. O objetivo desta apresentação é expor os componentes do curso-piloto, desenvolvido em 2018 na UFPI, refletir sobre sua elaboração, a participação dos professores que participaram no curso e analisar os objetivos e perspectivas relatados nos projetos de cursos que seriam ensinados em inglês e como eles podem auxiliar no processo de internacionalização da instituição. Espera-se que outros pesquisadores e profissionais interessados em políticas linguísticas no processo de internacionalização do ensino superior possam se interessar por esta apresentação e que novas pesquisas e cursos possam ser desenvolvidos, pois, de acordo com Martinez (3), “Enquanto há um corpo crescente de publicações sobre EMI em contextos nos quais ele já está relativamente bem-estabelecido (por exemplo, Holanda, Dinamarca e Espanha), a emergência da pesquisa sobre EMI no Brasil está muito mais incipiente do que a emergência crescente de disciplinas ministradas em inglês no país”.poropenAccessPolíticas linguísticasInglêsInglês como Meio de Instrução na UFPI: Um curso-piloto de formação continuada para professores de pós-graduação como estratégia de internacionalizaçãoconferenceObject