Santos, Thatiana MarquesRoland, Janete Marques2020-03-162020-03-162019-09-04CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5645O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.A política pública de educação é entendida como uma forma de intervenção estatal para a garantia do direito a educação pelo cidadão. E segundo Cury (2015) é um direito do cidadão que implica em obrigação do Estado. Sendo a educação uma dimensão fundante da cidadania, indispensável para a participação de todos nos espaços sociais e políticos e para a inserção qualificada no mundo profissional do trabalho. Nesse contexto, o presente estudo procurou mostrar como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) contribui para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, que tem a finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no país, por meio de políticas públicas. A proposta metodológica foi através de pesquisa bibliográfica e uma breve revisão da literatura pertinente a cerca de políticas públicas e internacionalização.poropenAccessEducaçãoLíngua estrangeiraInternacionalização na UFMG: A Formação Transversal em Estudos InternacionaisconferenceObject