Becker, Geraldo2018-11-062018-11-062018-01-15BECKER, Geraldo. JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E A CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS EM RELAÇÃO À HISTÓRIA DA CIDADE DE CURITIBA.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78033-JOVENS-ESTUDANTES-DO-ENSINO-MEDIO-E-A-CONSTITUICAO-DE-SENTIDOS-EM-RELACAO-A-HISTORIA-DA-CIDADE-DE-CURITIBA>. Acesso em: 06/11/2018 13:33978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4199Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a segunda e a terceira parte do estudo piloto, que norteia a dissertação de mestrado com o título Consciência histórica e atribuição de sentidos: perspectivas de jovens estudantes do Ensino Médio em relação à história da cidade de Curitiba, na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. O objetivo principal é entender, por meio de uma sistematização fundamentada nos princípios investigativos da pesquisa qualitativa de natureza empírica e interpretativa, a atribuição de sentidos que 36 jovens estudantes que estavam ingressando no primeiro ano do Ensino Médio de um colégio da capital paranaense dão à história da cidade de Curitiba. Para tanto, utilizou o aporte teórico sobre padrões de respostas ou níveis analíticos (Alves, 2011), o referencial metodológico da Educação Histórica e a teoria da consciência histórica de Jörn RüsenporopenAccessHistóriaConsciência históricaCuritiba (PR) - BrasilJovens estudantes do ensino médio e a constituição de sentidos em relação à História da cidade de CuritibaconferenceObject