Maria, Felipe dos Santos2025-08-272025-08-272025-08-27https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9268Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar criticamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instituída pela Resolução CNE/CP nº 2/2017. A pesquisa investiga, mesmo que introdutoriamente, seus fundamentos, estrutura organizacional e implicações para a educação brasileira contemporânea. Partimos do reconhecimento das tensões históricas entre projetos pedagógicos emancipatórios e perspectivas alinhadas às demandas do capitalismo para, com o estudo, compreender como a BNCC articula concepções de conhecimento, formação humana e diversidade sociocultural no contexto das atuais políticas educacionais. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa de caráter documental e bibliográfico. A análise centra-se no documento oficial da BNCC como fonte primária, complementada por contribuições teóricas de Saviani (1994, 2007) e Freire (1996), que fundamentam a discussão sobre ideias pedagógicas, políticas educacionais, currículo e formação educacional. Os resultados revelam que a BNCC, embora anuncie avanços na tentativa de unificação curricular, reproduz uma lógica produtivista que reduz a educação à formação de competências adaptativas. A análise demonstra como o documento privilegia habilidades mensuráveis em detrimento de uma formação crítica, com destaque para a fragmentação do conhecimento, especialmente na aglutinação das Ciências Humanas, na hierarquização dos conhecimentos que marginaliza áreas essenciais, e na flexibilidade precarizada dos Itinerários Formativos, que aprofunda desigualdades educacionais. O estudo denota a necessidade de resistência à instrumentalização mercadológica da escola e a reafirmação de sua função social como espaço de formação humana, crítica e transformadora, capaz de articular conhecimento sistematizado, diversidade cultural e emancipação social. Resumen Este trabajo de conclusión de curso tiene como objetivo analizar críticamente la Base Nacional Común Curricular (BNCC), instituida por la Resolución CNE/CP nº 2/2017. La investigación indaga, aunque de manera introductoria, sus fundamentos, estructura organizacional e implicaciones para la educación brasileña contemporánea. Partimos del reconocimiento de las tensiones históricas entre proyectos pedagógicos emancipatorios y perspectivas alineadas con las demandas del capitalismo para, a partir del estudio, comprender cómo la BNCC articula concepciones de conocimiento, formación humana y diversidad sociocultural en el contexto de las actuales políticas educativas. Metodológicamente, se adopta un enfoque cualitativo de carácter documental y bibliográfico. El análisis se centra en el documento oficial de la BNCC como fuente primaria, complementado por aportes teóricos de Saviani (1994, 2007) y Freire (1996), que fundamentan la discusión sobre ideas pedagógicas, políticas educativas, currículo y formación educacional. Los resultados revelan que la BNCC, aunque anuncia avances en el intento de unificación curricular, reproduce una lógica productivista que reduce la educación a la formación de competencias adaptativas. El análisis demuestra cómo el documento privilegia habilidades mensurables en detrimento de una formación crítica, con énfasis en la fragmentación del conocimiento, especialmente en la aglutinación de las Ciencias Humanas, en la jerarquización de los saberes que marginaliza áreas esenciales, y en la flexibilidad precarizada de los Itinerarios Formativos, que profundiza las desigualdades educativas. El estudio señala la necesidad de resistir a la instrumentalización mercadológica de la escuela y reafirmar su función social como espacio de formación humana, crítica y transformadora, capaz de articular conocimiento sistematizado, diversidad cultural y emancipación social.ptopenAccessensino médiocurrículocompetênciasautonomiaBase Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio em análise: tensões e disputas na educação brasileira