Araújo, Camilla RibeiroSilva, Rosângela Alves daCastela, Greice da Silva2017-10-062017-10-062014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2702Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente artigo tem como objetivo relatar a sequência didática elaborada, pelo subprojeto de Espanhol do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), para uma turma do terceiro ano do Centro de Ensino de Língua Estrangeira Moderna (CELEM) em Cascavel- Pr. A sequência está embasada na educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura indígena, que é uma das propostas feita pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de língua. O nosso objetivo é que os alunos conheçam mais sobre essa cultura e fazê-los refletir como o imaginário sobre essa cultura está impregnado de juízo de valor e preconceito, que foi construído pela sociedade com o passar dos anos e apresentar também como é a imagem do índio na América Latina. As oficinas serão aplicadas a partir de setembro de 2014 em oito dias de aulas de 1 h e 40 m cadaporopenAccessCultura indígenaEspanholPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Cultura indígena: o que conhecemos?conferenceObject