Farrero, Marta IglesisSouza, Camila Maria BuenoSanches, Beatriz Galhardo Oliva2020-03-252020-03-252019-09-04CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5660O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.O presente estudo refere-se à análise crítica de um dos programas resultantes da parceria entre duas instituições dedicadas à promoção da educação profissional e tecnológica (EPT): o Centro Paula Souza (CPS), autarquia do governo do estado de São Paulo, Brasil e o Servicio Nacional de Adiestramiento en Trabajo Industrial (SENATI), com sede em Lima, no Peru. O acordo entre as instituições congêneres data de 2011 e viabiliza a troca de conhecimentos técnicos e científicos por meio da participação dos alunos do SENATI nas Feiras Tecnológicas do CPS e na capacitação dos instrutores da instituição peruana, ministrada por docentes brasileiros. O trabalho a ser apresentado é um estudo de caso referente a esta última prática, no que tange a análise da cooperação sul-sul entre duas instituições dedicadas à EPT à luz do conceito de cooperação horizontal1 e pretende refletir os desafios e as oportunidades encontrados no âmbito da interação cultural e linguística.poropenAccessCooperação InternacionalEducação ProfissionalCooperação Internacional no Âmbito da Educação Profissional: O programa de capacitação docente do Centro Paula Souza e do Servicio Nacional de Adiestramiento en Trabajo IndustrialconferenceObject