Murillo Bocanegra, Leidy Giohana2025-02-252025-02-252024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8830Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.Este estudo experimental analisa como os fatores afetivos, como a motivação e as atitudes, influem no processo de ensino e aprendizagem do espanhol como língua adicional em estudantes de educação média de uma região fronteiriça. A investigação surge a partir de observações realizadas durante o programa Residência Pedagógica em uma instituição de ensino estadual, onde observamos as dificuldades que os alunos enfrentam ao aprender uma segunda língua. Utilizamos uma metodologia com enfoque quantitativo e qualitativo. Se aplicaram questionários aos professores e estudantes para coletar dados sobre a motivação e as atitudes de aprendizagem. Plantamos seis perguntas de investigação que guiou o desenho das ferramentas de coleta de dados. Os resultados mostram que a motivação é fundamental neste processo, assim como as atitudes que os alunos adotam na língua e sua aprendizagem. Além disso, um ambiente escolar positivo, se relaciona com um melhor desempenho acadêmico. Implementar estratégias pedagógicas que contemplem estes fatores pode beneficiar a experiência de aprendizagem. Resumen Este estudo experimental analisa como os fatores afetivos, como a motivação e as atitudes, influem no processo de ensino e aprendizagem do espanhol como língua adicional em estudantes de educação média de uma região fronteiriça. A investigação surge a partir de observações realizadas durante o programa Residência Pedagógica em uma instituição de ensino estadual, onde observamos as dificuldades que os alunos enfrentam ao aprender uma segunda língua. Utilizamos uma metodologia com enfoque quantitativo e qualitativo. Se aplicaram questionários aos professores e estudantes para coletar dados sobre a motivação e as atitudes de aprendizagem. Plantamos seis perguntas de investigação que guiou o desenho das ferramentas de coleta de dados. Os resultados mostram que a motivação é fundamental neste processo, assim como as atitudes que os alunos adotam na língua e sua aprendizagem. Além disso, um ambiente escolar positivo, se relaciona com um melhor desempenho acadêmico. Implementar estratégias pedagógicas que contemplem estes fatores pode beneficiar a experiência de aprendizagem.esopenAccessmotivação (Psicologia)aquisição da segunda língualíngua espanhola (ensino médio)estratégias de ensino e aprendizagemLos factores afectivos en el proceso enseñanza-aprendizaje L2: la motivación y la actitud en las clases de español en un colegio estadual de Foz do Iguaçu