Ribas, Letícia PachecoFaleiro, AmandaZahr, Laura dos Santos AbonLucas, Amanda2018-07-062018-07-062017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3824Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: SaúdeEm uma aquisição típica de linguaguem do Português Brasileiro, a fonologia é estabilizada aos 5 anos de idade. Crianças que possuem alguma dificuldade na aquisição da fonologia, podem ser diagnosticadas com transtorno fonológico – substituições e omissões de fonemas na fala da criança. O objetivo do estudo é identificar crianças com transtorno fonológico e buscar uma possível ação para solucionar as suas dificuldades. A aquisição fonológica é verificada através do Instrumento de Avaliação Fonológica – IAF aplicado com os estudantes entre 5 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, dos jardins e séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins da Costa, em Porto Alegre. As falas foram caracterizadas em normal ou alterada, quando alterada, diferenciada entre Transtorno Fonológico ou Transtorno Fonético. Foram realizadas 229 coletas de fala, onde 41% (94 crianças) apresentaram alteração. A origem mais comum foi Transtorno Fonológico, sendo o processo fonológico mais comum Redução de Encontro Consonantal – REC. Através de ações como esta, busca-se a promoção e prevenção em saúde no contexto da escola, visando a melhoria de qualidade de vida em aspectos de educação e saúdeporopenAccessEducação em saúdeSaúde - fonoaudiologiaAtenção integral à saúde da comuindade escolar - AISCE: atenção à fala do escolarconferenceObject