Araujo, Thais da Silveira NevesSilva, Imara Cecília do Nascimento2017-08-142017-08-142016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2243IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Um dos objetivos da educação, segundo a LDB (1996), é fornecer ao aluno o “preparo para o exercício da cidadania”. Para os PCNs (1997), a prática da cidadania não estaria restrita aos direitos civis e políticos do cidadão, mas permearia as suas relações de trabalho, de saúde e de educação e se estenderia aos meios sociais em que o indivíduo circule. Kleiman e Moraes (1999) alertam que a escola é formada por professores especializados que não conseguem perceber a relação do conteúdo da sua disciplina com o conteúdo das demais disciplinas e com a prática da cidadania. Os conteúdos escolares, assim, são tratados como fim, e não como meio para os alunos agirem enquanto cidadãos no mundo. Moreno (1999) propõe que a educação seja feita com base nos temas transversais. Esses temas são conteúdos de cunho social que não pertencem a disciplina alguma, mas que encontram em todas um espaço para a sua abordagem (YUS, 1998), o que gera um trabalho interdisciplinar. Como disciplina, o espanhol, então, deve ser abordado em sala de aula de acordo com os objetivos da educação supracitados. Assumindo que o livro didático é, por vezes, a única fonte de consulta do professor e que ele pode influenciar nas identidades e na tomada de consciência dos alunos (TÍLIO, 2012), o objetivo deste trabalho é investigar como são abordados os temas transversais em livros didáticos (LD) de língua espanhola. Para tal, pretendese apresentar uma análise comparativa das propostas presentes no LD encaminhado aos discentes e no manual do professor, em dois LD aprovados no PNLD 2015: Cercanía Joven 1 e Enlaces 1.poropenAccessLivro didáticoOs temas transversais em livros didáticos de ELEconferenceObject