Ferreira, DenisDelfino, Adeline GabrielleStrujak, DaianeMuchau, Silvia Letícia2017-10-032017-10-032014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2625Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Geografia da Universidade Estadual do Centro – Oeste – UNICENTRO, Campus de Irati – PR numa das escolas parceiras, sob a supervisão da professora e da coordenadora de área. O trabalho foi realizado através da realização de um jogo pedagógico com alunos do 8o e 9o anos do ensino fundamental e também teve como objetivo melhorar as relações de grupos em sala de aula. Os alunos foram divididos em grupos de 4 e 5 sendo que em cada grupo um representante ficava na trilha e cada jogada era vez de um integrante jogar o dado, sendo que o grupo todo poderia responder a pergunta. Foi possível observar, além do entendimento do conteúdo uma maior participação em sala, promovendo além do aprendizado, a socializaçãoporopenAccessJogos educativosPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Educação - ensino de geografiaA utilização dos jogos pedagógicos no ensino da geografia com alunos do 8o e 9o anos do ensino fundamentalconferenceObject