Trevignani, VirginiaSerovich, LucianaStehli, MelaniaIruretagoyena, CarlosPacifico, Andrea2020-04-162020-04-162019-09-04CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5728O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.En el presente trabajo se exponen algunos desafíos teóricos y empíricos de una experiencia de internacionalización en investigación inter-universitaria que se está desarrollando en cuatro universidades miembros del Mercosur (1). Dicha experiencia se orienta hacia el estudio de la desigualdad con que se distribuyen las oportunidades relativas al acceso (Tilly, 2000), permanencia y graduación de la Educación Superior en la juventud actual (2), a partir del ingreso y aumento de la participación de un “nuevo tipo” de estudiante universitario miembro de categorías sociales antes excluidas: estudiantes de “primera generación”; las mujeres matriculadas; los pueblos indígenas, y los que sufren la exclusión producto de las desigualdades en el territorio.spaopenAccessInvestigación comparadaEducación superiorLos desafíos de la investigación comparada en la educación superior. La experiencia de investigar trayectorias universitarias en cuatro casos de la región MERCOSURconferenceObject