Coimbra, Ludmila Scarano Barros2017-09-132017-09-132016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2336IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Não são apenas teóricos, críticos e historiadores da literatura, senão professores e alunos da Escola Básica que se perguntam: literatura para quê? Podemse apresentar várias respostas, uma vez que muitas são as funções da literatura: ela instrui, deleita, reunifica, transgride, modifica, nega e, sobretudo, humaniza. Por esses motivos, os currículos dos Cursos de Letras e da disciplina de línguas estrangeiras das escolas da Educação Básica precisam incluir a leitura literária e o desenvolvimento de atividades com a literatura que levem os alunos a formarse como leitores literários, na perspectiva do letramento literário. Nesta comunicação, apresentarei uma análise inicial de parte do corpus da Tese de Doutorado que estou desenvolvendo na Universidade Federal da Bahia, na qual, dentre outras questões, investigo a presença de textos literários e de propostas de atividades com o texto literário em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira (ELE). Esta pesquisa inserese na área de Linguística Aplicada e os resultados alcançados até o presente momento apontam para a ausência cada vez mais frequente de textos literários nos livros didáticos de ELE. Esse estudo está fundamentalmente baseado em: CÂNDIDO (1972, 1988), COLOMER (2007, 2008), COMPAGNON (2009), COSSON (2006), NASCIMENTO (2014), PAULINO (1999) e TODOROV (2007)poropenAccessLiteratura - língua espanholaLiteratura de língua espanhola para quê? Uma questão de direitoconferenceObject