Silva, Silvana Aparecida Duarte da2017-09-202017-09-202016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2440IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016O trabalho é uma pesquisa descritiva qualitativa em andamento, que investiga os saberes docentes requeridos para se trabalhar o material didático de língua espanhola escolhido para o Centro de Estudos de Línguas (CEL), programa do estado de São Paulo que proporciona ensino gratuito de Línguas aos alunos da rede estadual de ensino. O livro didático é um material que auxilia o professor na sala de aula e no ensino de língua espanhola ele é mais um recurso que contribui para a aprendizagem. Logo, uma das perguntas que este trabalho pretende abordar é quais saberes docentes necessários para adequar este recurso e até que ponto a proposta do livro está de acordo com o que os documentos do CEL nos apresentam. O foco em um local específico de ensino, exigindo que o professor utilize seus saberes, principalmente os experienciais. Maurice Tardif (2004, p.215), trata sobre os saberes temporais, profissionais, cotidianos, experienciais e práticos. Segundo ele a educação é como “arte do ponto de vista da existência humana, por meio dela, somos chamados a ir além da ação pela ação”. A rotinização pode estar sendo sustentada por princípios de certezas que o professor vai adquirindo a medida que sua prática se torna habitual. Essa prática não está relacionada somente ao conteúdo que se ensina, há outros saberes que também fazem parte do processo formativo, por isso a pesquisa se torna tão pertinenteporopenAccessMaterial didáticoCentro de Estudos de Línguas do Estado de São PauloOs saberes docentes na adequação do material didático usado no Centro de Estudos de Línguas do Estado de São PauloconferenceObject