Oliveira, Gabriel Lucas dos Santos de2025-03-102025-03-102025https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8875Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade.As coleções paleontológicas desempenham papel fundamental na reconstrução da história evolutiva dos organismos e na interpretação das condições ecológicas e geológicas do planeta em eras remotas. Reconhecer os fósseis como patrimônio histórico e científico nacional e garantir sua preservação é essencial para viabilizar estudos que gerem conhecimento multidisciplinar, beneficiando não apenas as ciências biológicas, mas também a geologia e as geociências. Nesse contexto, a coleção de fósseis do curso de Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade da UNILA, composta por exemplares coletados em atividades de campo e doações, abrange uma diversidade de táxons, incluindo troncos fossilizados, mesossauros, peixes, bivalves, poríferos e braquiópodes. Apesar de seu valor, trata-se de uma coleção didática que enfrenta desafios de conservação: os espécimes estão armazenados em condições inadequadas, apresentam identificações incorretas ou ausentes, além de registros desatualizados ou inexistentes no sistema de gerenciamento. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivos realizar o levantamento e a reidentificação dos espécimes, executar processos de curadoria, elaborar uma política de gestão para padronizar a integração de novos exemplares e analisar o potencial científico e educacional do acervo. Como resultados, foi implementada uma política de curadoria em caráter piloto, culminando na recatalogação sistemática da coleção. Essa reorganização permitiu não apenas corrigir inconsistências e otimizar o gerenciamento do acervo, mas também destacar a relevância dos fósseis para pesquisas futuras e atividades pedagógicas. Conclui-se que a padronização metodológica proposta não só preserva a integridade da coleção, mas também amplia sua acessibilidade como recurso para produção de conhecimento e divulgação científica na universidade. Resumen Las colecciones paleontológicas desempeñan un papel fundamental en la reconstrucción de la historia evolutiva de los organismos y en la interpretación de las condiciones ecológicas y geológicas del planeta en eras remotas. Reconocer los fósiles como patrimonio histórico y científico nacional y garantizar su preservación es esencial para posibilitar estudios que generen conocimiento multidisciplinario, beneficiando no solo a las ciencias biológicas, sino también a la geología y las geociencias. En este contexto, la colección de fósiles del curso de Ciencias Biológicas – Ecología y Biodiversidad de la UNILA, compuesta por ejemplares recolectados en actividades de campo y donaciones, abarca una diversidad de taxones, incluyendo troncos fosilizados, mesosaurios, peces, bivalvos, poríferos y braquiópodos. A pesar de su valor, se trata de una colección didáctica que enfrenta desafíos de conservación: los especímenes están almacenados en condiciones inadecuadas, presentan identificaciones incorrectas o ausentes, además de registros desactualizados o inexistentes en el sistema de gestión. Ante este escenario, este trabajo tuvo como objetivos realizar el levantamiento y la reidentificación de los especímenes, ejecutar procesos de curaduría, elaborar una política de gestión para estandarizar la integración de nuevos ejemplares y analizar el potencial científico y educativo del acervo. Como resultados, se impleentó una política de curaduría en carácter piloto, culminando en la recatalogación sistemática de la colección. Esta reorganización permitió no solo corregir inconsistencias y optimizar la gestión del acervo, sino también destacar la relevancia de los fósiles para investigaciones futuras y actividades pedagógicas. Se concluye que la estandarización metodológica propuesta no solo preserva la integridad de la colección, sino que también amplía su accesibilidad como recurso para la producción de conocimiento y la divulgación científica en la universidad.viopenAccesspatrimônio científicofósseis - coleçõesconservaçãotaxonomiaColeção paleontológica de Ciências Biológicas da UNILA: elaboração de política de curadoria e análise do potencial didático e científico