Assis, Tassiana Vieira de2017-04-032017-04-032015https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1669Anais das IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos: Lutas, Experiências e Debates na América Latina - ISBN 978-950-793-223-6 - Orgs. Paulo Renato da Silva ; Mario Ayala ; Fabricio Pereira da Silva ; Fernando José MartinsA percepção dicotômica observada no cenário internacional (países desenvolvi- dos/subdesenvolvidos) é constituída historicamente e não apenas por fatores domésticos e, a partir da análise de programas de Organismos Internacionais é possível notar o papel do internacional na constituição do local. A partir da análise da atuação da UNICEF na República Dominicana a partir de um programa social chamado Ayuntamientos Juveniles e Infantiles, o qual tem caráter de educação política, é possível exemplificar como tais organismos têm moldado os interesses dos Estados, mantendo-os sob uma lógica de modernização estabelecida pelos países ocidentais desenvolvidos. Ainda de forma mais específica o programa propaga uma concepção tecnocrática de democracia, a qual reforça ainda mais as dicotomias postas pela colonialidade e a manutenção desse sistema político como um padrão ideal.poropenAccessDemocraciaTecnocraciaOrganizações internacionaisPós-colonialismoDemocracia enquanto tecnocracia: Uma análise da atuação da UNICEF na República DominicanaDemocracia encuanto tecnocracia: Una análise de la atuación de UNICEF en la República DominicanaconferenceObject