França, Rafael MarquesPelegrini, ThiagoBozz, Ana Carolina SilvaLourenço, Kamila2017-10-302017-10-302014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2840Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um conteúdo básico do conteúdo estruturante Ginástica, para alunos de nonos anos de um colégio estadual do município de Londrina/PR. Ao longo dos anos de escolarização do ensino fundamental II, a Ginástica é dividida, para efeitos de ensino e de aprendizagem, em Geral, Rítmica e Circense, de acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Educação Física (2008). Ao tematizar o conteúdo Ginástica Geral, os alunos puderam compreender a riqueza dessa manifestação gímnica-artística, por meio da exploração e problematização dos seguintes itens: formas básicas de locomoção, planos e direções do movimento, formações coreográficas, saltos ginásticos, planos anatômicos e movimentos do corpoporopenAccessEducação físicaEnsinoGinásticaGinástica geral na escola: explorando as possibilidades de problematização do conteúdo nas aulas de educação físicaconferenceObject