Cousin, Alexandra de Oliveira AbdalaRodrigues, Jéssica Augusta MarchioriFurlan, Miriam da Silva Castro2018-01-242018-01-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3246Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho visa mostrar a importância de um ensino interdisciplinar nas escolas de Educação Básica dando enfoque às disciplinas de Matemática e Geografia. Partindo do conceito de interdisciplinaridade e trabalhando no estudo de áreas em Matemática, juntamente com o estudo de mapas em Geografia, e apresentando algumas atividades que perpassam essas disciplinas mostraremos a possibilidade de se trabalhar conceitos matemáticos correlacionando com outra área de conhecimento. Também abordaremos um importante resultado da Matemática, o Teorema de Pick, como uma alternativa para calcular áreas de superfícies planas. Esta proposta foi aplicada como uma das atividades do PIBID em eventos científicos e semanas culturais nas escolas parceiras nas quais o projeto estava sendo desenvolvido. O trabalho prioriza a inter-relação das disciplinas, apontando uma alternativa para professores da Educação Básica no desenvolvimento de alguns conceitos matemáticosporopenAccessMatemáticaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Teorema de Pick: proposta de um trabalho interdisciplinar na educação básicaconferenceObject