Martiniak, Vera LuciaCruz, Mirian Margarete Pereira daKubaski, LucianaSousa, Nilvan Laurindo2018-07-052018-07-052017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3805Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área Temática: EducaçãoO texto apresenta resultados das estratégias formativas utilizadas para o desenvolvimento das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC - na Universidade Estadual de Ponta Grossa. O PNAIC tem como objetivo contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais, na área de Alfabetização e Matemática, assegurando que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. O projeto foi implementado pela UEPG oferecendo suporte à ação pedagógica dos professores, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e aprendizagem da linguagem. Foram propostas situações que possibilitaram reflexão e construção do conhecimento, como processo contínuo de formação docente. Para efetivação do projeto foi necessário formar um quadro de professores orientadores que desenvolveram grupos de estudos com cursistas para promover a compreensão a respeito do processo de alfabetização e letramento e necessidade de uma cultura de formação continuada no município, de forma autônoma e colaborativa. Os orientadores participaram das formações ministradas pelos formadores da Universidade e acompanharam e subsidiaram a prática dos professores alfabetizadores em sala de aula. Nos municípios organizam encontros com alfabetizadores para estudos de textos, análise da prática pedagógica, planejamento do trabalho pedagógico, intervenção e avaliação das propostas implementadas. O projeto de extensão permitiu aliar ensino e pesquisa e destacar alguns pontos que devem ser aprofundados e considerados em futuras ações. Dentre eles, verificou-se a partir dos relatos dos professores que houve mudanças de suas concepções no que se refere à alfabetização, linguagem, escola, aluno e currículo. Observou-se comprometimento dos professores durante todo curso, demonstrando que compreendem o papel importante que desempenham no contexto escolar, e que ensinar é realmente um ato políticoporopenAccessPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)Formação - docênciaAlfabetizaçãoFormação continuada de alfabetizadores no PNAIC: a experiência da Universidade Estadual de Ponta GrossaconferenceObject