Osorio Ortiz, Maria Camila2024-08-092024-08-092024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8462Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Integração Latino-Americana.Os Festivais de Cinema de/sobre Mulheres (FCM) ganharam presença e espaços a partir da década de 1970, no entanto, a literatura aponta para um estudo incipiente de sua história e de sua capacidade de transformação e impacto nas dinâmicas sociais, além de focar, em sua maioria, em festivais do Norte Global. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o EQUIS – Festival de Cinema Feminista do Equador (EFCFE), apoiando-se em diálogos teóricos entre o giro decolonial, os feminismos latino-americanos e os film festival studies para entender como esses espaços servem para a construção de encontros e práticas feministas, centrando-se no papel da programação. Busca-se traçar um panorama de suas tensões e transformações, em uma sociedade que articula e perpetua traços de uma tradição patriarcal. A ênfase será dada às suas condições de produção e modos de subjetivação. Portanto, esta dissertação busca refletir sobre como o EQUIS constrói lugar(es) de enunciação e até que ponto ele está se desvinculando de epistemologias e imaginários modernos/coloniais.esopenAccessFestivais de CinemaCinema de MulheresGiro DecolonialFeminismos Latino-AmericanosMovimentos FeministasLa experiencia del EQUIS – Festival de Cine Feminista de Ecuador (2019-2023): encuentros, diálogos y prácticas posibles.Thesis