Velasco, EricD'Ecclesiis, JazminGóes, Márcio Sousa2019-11-202019-11-202019ISBN: 978-65-80943-05-0https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5254VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR)Este projeto visa sobretudo a transferência de conhecimento gerado na universidade federal para a sociedade, fortalecendo a relação intrínseca entre as instituições de ensino superior e a comunidade no campo amplo da cultura, da ciência e da tecnologia. Nesse sentido, o presente trabalho propõe-se constituir alianças junto às escolas públicas que integram o Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (N.R.E), realizando conjuntamente com o corpo docente e alunos da escola e acadêmicos de graduação da UNILA atividades de ciência (i.e, feira de ciência) com o objetivo de criar e estimular nos alunos o interesse pelas diferentes áreas da ciência como matemática, física, química, biologia, e entre outras áreas de interesse próprias do estudante. Para atingir o objetivo proposto, foram apresentados atividades cientificas nas dependências da escola, sugestões de possíveis ideias de experimentos científicos, auxilio nas inscrições on-line dos grupos e/o alunos interessados em participar da feira de ciências, assistência aos professores orientadores dos alunos participantes, orientação aos líderes de cada grupo sobre metodologia cientifica e instruções gerais sobre o evento, e acompanhamento no desenvolvimento dos experimentos pelos alunos participantes no laboratório de ciências da escola. Os resultados parciais mostraram o envolvimento dos alunos e professores nas áreas de ciências da vida, exatas e humanas, via submissão de trabalhos científicos com enfoques em conscientização ambiental, energia limpa, construção, saúde, fatos históricos e entre outros. Finalmente, o presente projeto espera efetivar a importância da ciência e tecnologia tanto no cotidiano como na vida acadêmica e laboral nos estudantes das escolas públicas que compõe o N.R.EporopenAccessII SIEPEFeira de ciênciasEscolaA Tecnociência: como caminho para o interesse científicoconferenceObject