Paula, Érica Fernanda deOliveira Junior, Constantino Ribeiro de2018-01-292018-01-292014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3256Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente estudo pretende levantar uma reflexão sobre o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na formação do futuro professor. Sendo uma proposta do Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), retrata-se uma aproximação entre os objetivos do Programa e a constatação de vivências numa realidade proporcionada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR junto a escolas de educação básica. Por meio da pesquisa exploratória apresenta-se, de forma inicial, uma compreensão como se têm conceituado o trabalho docente na contemporaneidade, culminando com a comparação entre a proposta e a vivência do PIBIDporopenAccessTrabalho docenteFormação profissionalTrabalho docente e a relevância do Pibid na formação de futuros professoresconferenceObject