Polsin Junior, Norberto Jose2018-01-102018-01-102014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3190Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Avaliação é um ato muito complexo. Segue o fato de que os professores devem realizar avaliações periódicas do desempenho de seus alunos e a isto atribuir valor (nota), segundo as normativas da escola. Na atualidade o papel de avaliar é errôneo, pois muitas vezes se confunde com a palavra prova. Desta interpretação muitos são os professores que tendem a tratar a avaliação como um ato de classificação dos alunos, em aptos a repetir determinados algoritmos previamente exposto pelo professor ou inaptos a realizar este ato, disto percebe-se que existe uma valorização de determinada habilidade específica dos alunos. Contudo, a avaliação é um processo muito mais amplo, o qual pode ser um momento de aprendizado, de validação do aprendizado, assim como uma marca na vida do aluno. O presente trabalho procura propiciar um panorama geral sobre a avaliação, apontando alguns de seus aspetos na realidade escolar a fim de gerar uma melhor compreensão sobre o temaporopenAccessEnsino-aprendizagemEscola - avaliaçõesQuão complexo é se avaliar?!conferenceObject