Moreira, Luciane NovaesParreiras, ElaineFiuza, LucianaXavier, Cristiane2020-03-282020-03-282019-09-04CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5677O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.Muito embora vivamos em um mundo reconhecidamente globalizado, as nações contemporâneas têm se tornado cada vez mais fechadas. As interconexões e a polinização da internacionalização que se beneficiam, por exemplo, a partir das redes digitais, têm sido ameaçadas por cenários motivados por ondas de nacionalismo exacerbado, associadas a tensões sociais, as quais dão causa a grande fluxo migratório, e seus decorrentes impactos econômicos e políticos. Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (1), existe, hoje, cerca de 70 milhões de deslocados forçados, dentre os quais 25,4 milhões são refugiados. O Comitê Nacional para Refugiados (3) destaca que o Brasil reconheceu, até o final de 2017, um total de 10.145 refugiados de diversas nacionalidades. Do ponto de vista legal, o Artigo 22 da Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados (2), de 1951 prevê as obrigações do Estado no que tange ao aspecto da Educação pública, em que se comprometem a dar aos refugiados o mesmo tratamento que aos nacionais.poropenAccessInternacionalização da Educação SuperiorRefugiadosDesafios da internacionalização na UFMG no cenário contemporâneo e a inclusão de refugiados: transpondo barreiras e gerando oportunidadesconferenceObject