Carvalho, Jessica Bianca dos Santos2023-06-142023-06-142023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7320Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura.O lúdico nas aulas de matemática passa a ter o caráter de material de ensino quando se considera que atividades com jogos podem levar os alunos PcD a exercitar o raciocínio. Os estudos aqui realizados apontam para a necessidade do educador, conhecer os processos cognitivos da criança sobre a abstração do conhecimento, bem como organizar estratégias capazes de facilitar a apropriação do conhecimento. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar quais os recursos didáticos pedagógicos voltados a ludicidade já aplicados no ensino médio para alunos PcD na disciplina de matemática. A metodologia utilizada no desenvolvimento desse TCC, foi a pesquisa bibliográfica cuja base são os livros, teses, artigos e outros documentos publicados que contribuem na investigação do problema proposto na pesquisa. O estudo apontou que para que aconteça a aprendizagem dos alunos PcD, no ensino médio, na disciplina de matemática. O professor deve propor atividades que estimulem os alunos a criar estratégias próprias de cálculo, a fazer estimativas, projeções suposições e conjeturas, interpretar dados, a elaborar um plano próprio para resolver o problema apresentado. Assim, através do lúdico e estimular a formação de conceitos o qual é um caminho seguro para esta apropriação de saber e construção do saber matemático.poropenAccessMatemática inclusivaAlunos PcDEnsino médioRecursos didáticosO Ensino da Matemática com Jogos e Recursos Lúdicos para Estudantes PCD no 1º Ano do Ensino Médio Regular Inclusivo: uma Proposta Metodológica por ConteúdobachelorThesis