Tavara, Jean Paul Gomez2023-11-212023-11-212023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7759Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura.Trata-se de uma pesquisa que relaciona Ensino Médio e Ensino Fundamental, por isso, só escrevemos sobre figuras de um tempo e meio tempo, em dois diferentes sistemas de escrita: o 2/8, que geralmente se toca o Huayno andino; e o 6/8, que geralmente tocamos a Marinera nortenha. Assim, pretendemos comparar dois gêneros e suas diferentes formas de leitura. Um aspecto didático que utilizamos é a analogia com as palavras, contando-as através da separação de sílabas. Outra ajuda que temos é a significância, tanto numérica, como das palavras, assim gerando mais palavras e contas para entender melhor a leitura da música.poropenAccessmúsica; números racionais; números naturais; operadoresEstudo das fracões e operacões na matemática: números naturais e racionaisbachelorThesis