Favaro, Eduardo GomesSilva, Daniela Fernandes da2017-10-032017-10-032014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2587Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A Internet remodelou a forma que percebemos e interagimos com o mundo. Os softwares sociais, tais como, facebook, wikis e blogs redefiniram comportamentos e relações sociais. Contudo, esta ferramenta de comunicação, talvez a de maior democracia e amplitude, não tem sido utilizada de forma sistemática na rede pública de ensino da educação básica do Paraná, sendo muitas vezes segregada como inimiga da aprendizagem, e concorrência desleal pela atenção do aluno. Porém, considerando que Internet redefiniu como nos comunicamos e acessamos informações, cabe ao educador desenvolver alternativas metodológicas ao uso das mídias no contexto escolar que estimule a criticidade do alunado e que de significância ao saber adquirido. Nesse sentindo que arquitetamos a elaboração de um blog filosófico feito pelos alunos para os alunos, na ânsia de promover um ambiente colaborativo e o aluno como protagonista do processo do ensino- aprendizagemporopenAccessMídias sociais - BlogEducaçãoAprendizadoA inserção das mídias sociais no processo de ensinoconferenceObject