Rocha, Andréa Oxley daMacedo, Mateus BelmonteMoraes, Maria Paula Oliveira de2018-07-062018-07-062017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3821Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoIntrodução: Os museus são instituições culturais que possibilitam a ocorrência de conexões entre o saber científico e a sociedade, constituindo um verdadeiro espaço educacional não formal. Infelizmente, muitas vezes, esses espaços não dispõem de características estruturais e/ou de profissionais capacitados para que a Pessoa com Deficiência possa desfrutar dos bens culturais, com sentimento de pertencimento social. Nesse contexto, o Museu de Anatomia se mostra como instrumento de democratização do conhecimento que busca a cada ano implementar medidas para multiplicar as possibilidades de acesso para todos os tipos de visitantes. Objetivo: Descrever o Projeto de Extensão Museu de Anatomia e suas ações na busca pela democratização do ensino e da inclusão social. Metodologia: O Museu de Anatomia é organizado anualmente na forma de exposição temporária, sendo expostas peças anatômicas e réplicas de obras de arte. Na última edição, foram implementadas medidas para possibilitar acessibilidade a Pessoas com Deficiência auditiva, motora ou intelectual, como tradutores de libras, utilização de legendas virtuais (tablets) e atividades interativas e guiadas por tutores treinados. Resultados: Em 2017, o Museu de Anatomia recebeu 6.366 visitantes, acolhendo 79 instituições de ensino regular e especial ao longo de duas semanas de exposição. Considerações finais: o Museu de Anatomia tem cumprido seu papel como instrumento de democratização do ensino e também de inclusão social quando valoriza as diferenças e promove a acessibilidadeporopenAccessAnatomia HumanaEducação Médica - ensinoMuseuMuseu de Anatomia: instrumento de democratização do ensino e da inclusão socialconferenceObject