Duarte Sánchez, Elida RamonaMuñoz, María DoloresGamarra, María LuisaVallejos Armoa, Alicia2020-03-112020-03-112019-09-04CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5618O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.La integración regional universitaria en el contexto actual plantea importantes desafíos a la academia y a los sectores sociales organizados de nuestros países latinoamericano .La alternativa al modelo hegemónico es la que se plantea a través de un escenario donde el conocimiento pueda ser compartido por las universidades , éste tipo de internacionalización basada en la solidaridad y complementariedad guiada por el principios de reciprocidad, compresión mutua y diálogo para la conformación de redes de entendimiento intersubjetivos (modelo contrahegemónico)constituye un instrumento para la producción integral de conocimientos pertinentes a la región, a partir de la complementariedad de capacidades (Oregioni & Fernando, 2015).spaopenAccessUniversidades de fronteraRedesInternacionalización endógena y solidaria: Experiencias de Redes en la en la Universidad Nacional de Pilar- ParaguayconferenceObject