Santos, Ana Flavia Borges dosSantos, Junior Cesar Gonçalves dosRosas, CelboAntonio Ramos da FonsecaCamargo, João Paulo2018-01-082018-01-082014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3175Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho tem como intuito descreveralguns resultados de uma prática docente desenvolvida por um professor de Geografia, vivenciada pelos alunos do PIBID/CAPES/UEPG - subprojeto de Geografia, exercida no Colégio Estadual Professor Meneleu de Almeida Torres, Ponta Grossa – PR. Neste colégio está sendo utilizada uma metodologia de ensino intitulada como, “Projeto Planeta Menaltor - pensar e agir globalmente e pensar e agir localmente”, onde os alunos devem administrar um país fictício, utilizando-se das configurações reais de um país do globo. Este projeto visa desenvolver nos alunos a capacidade de trabalharem em grupos e correlacionar o conteúdo aprendido em sala de aula com um fato da vivência dos mesmos. O projeto pretende aindadesenvolver alunos pesquisadores. As alunas integrantes da “República de Matsen”, um dos países do planeta Menaltor, desenvolveram algumas ações reais na comunidade que foram derivadas do projetoporopenAccessEducação - ensino de geografiaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Projeto planeta Menaltor Escola Estadual professor Meneleu de Almeida Torres, Ponta Grossa – PRconferenceObject