Meurer, Caroline MayaraKoch, Francieli Inês LinkEffting, LucianeCedran, Jaime da Costa2017-10-062017-10-062014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2686Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A evasão escolar tem sido tema de diversos estudos no Brasil e têm aumentado significativamente no Ensino Superior. Em média, dois em cada dez estudantes brasileiros desistem do curso superior que iniciaram (SIMAS, 2012). Dessa forma, este trabalho foi realizado com a intenção de analisar o motivo da evasão dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Medianeira. Para isso foi aplicado um questionário para os acadêmicos do curso. Com a aplicação do questionário, o gosto por química e a perspectivas do mercado de trabalho são motivos determinantes para a permanência dos acadêmicos no curso. Já a dificuldade com as disciplinas de matemática presente nos semestres iniciais do curso e dificuldade de conciliar trabalho e estudos seriam as principais causas da evasãoporopenAccessEvasão universitáriaAvaliação do cursoPermanência dos acadêmicosConcepções dos acadêmicos sobre a evasão do curso de licenciatura em química na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus MedianeiraconferenceObject