Matos, Everson Santos de2025-04-042025-04-042025https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9041Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.Nesse estudo investigamos o papel do professor homem na Educação Infantil e como sua presença é percebida e valorizada na sociedade. Iniciando com uma sucinta revisão histórica da Educação Infantil no Brasil, o estudo destaca as mudanças significativas ao longo do tempo e a presença dos gêneros nesta etapa educacional. A pesquisa teve como objetivo geral abordar a docência de professores do sexo masculino na Educação Infantil e se o baixo índice estava relacionado a construções históricas, culturais e socias, com foco específico no município de Foz do Iguaçu. Os objetivos específicos incluem: analisar como a baixa representação masculina confirma a Educação Infantil como um espaço predominantemente feminino e propor estratégias para uma maior inclusão de professores homens visando uma formação escolar inicial mais diversa e igualitária. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, cujo foco foi explorar e compreender as experiências humanas a partir de dados não numéricos. A natureza de estudo envolve a coleta e análise de narrativas orais, específicas e relevantes ao tema investigado, utilizando a técnica da história oral temática. Esse método permitiu capturar experiências, reflexões e percepções dos sujeitos envolvidos, oferecendo uma compreensão aprofundada dos desafios e oportunidades associados à presença masculina na Educação Infantil. Para embasar a escolha metodológica, foram revisadas dissertações e teses sobre o tema, além de uma pesquisa documental de pareceres e instruções normativas relacionadas à Educação Infantil Municipal. A pesquisa se beneficiou de contribuições de várias áreas disciplinares, incluindo História, Sociologia, Teorias Feministas, Geografia, Pedagogia e a interdisciplinaridade entre essas disciplinas. Essa interação proporcionou uma compreensão mais ampla da pesquisa, possibilitando uma análise mais aprofundada e detalhada das questões investigadas. A pesquisa identifica que a Educação Infantil tem sido historicamente associada ao gênero feminino, com consequências na valorização da profissão e nas condições de trabalho. A presença masculina é minoritária e enfrenta estereótipos e preconceitos, tanto na comunidade escolar quanto na sociedade em geral. Apesar disso, a inclusão de professores homens é vista como um caminho para enriquecer a formação escolar inicial e promover a igualdade de gênero. Na sociedade, a figura do professor homem na Educação Infantil pode ser vista com desconforto ou resistência, tanto por parte das famílias quanto dos colegas de trabalho. Isso reflete uma cultura patriarcal que associa o cuidado e a educação de crianças ao papel feminino. A pesquisa contribui para desmistificar estigmas e estereótipos sobre o papel do professor homem na Educação Infantil, propondo estratégias para maior inclusão e diversidade no ambiente escolar.viopenAccesseducação infantilprofessores homensigualdade de gêneroescola municipalDocência masculina na educação infantil: um estudo de caso em Foz do Iguaçu-PR