Lima, Cintia FiorottiLima, Bárbara Ferreira de2022-08-302022-08-302022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6784Este trabalho pretende aproximar o processo de Aprendizagem Histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da Pedagogia da Memória empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: Recordamos para el futuro, desenvolvido na província de Buenos Aires pela Comisión Provincial por la Memoria. Para isso, a análise se dedicará à compreensão do planejamento institucional e de suas etapas teórico-metodológicas, ambos apresentados na publicação “20 años del programa Jóvens y Memoria” (2021). Para assim, buscar semelhanças com a aprendizagem histórica, em que se destaca a centralidade dos jovens na construção de memórias baseadas em sua comunidade local, e a mobilização, em seu sentido emancipatório, das consciências históricas associadas à vida prática dos jovens participantes da experiência educacional.poropenAccessDidática da História; Aprendizagem histórica; Pedagogia da Memória; Jovens e Memória.Aprendizagem Histórica e o Programa Educativo Jóvenes y Memoria: Recordamos para el FuturobachelorThesis