Alberti, Regiane de Fátima Siqueira2017-09-192017-09-192016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2414IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Será apresentada uma vertente da pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Pós- Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Objetivase investigar a variação linguística e como isso se aplica na sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira para brasileiros. Apresentação e discussão de diferentes experiências educativas da língua espanhola, na perspectiva da riqueza lexical, considerando a proximidade linguística e geográfica com países hispano falantes, suas culturas e múltiplas identidades. Abordamse questões relacionadas ao ensino aprendizagem de espanhol em um diálogo constante entre teoria e a prática docente, ressaltando as representações linguísticas e contribuindo, de alguma forma com o ensino desse idioma estrangeiro, levando em conta as variantes hispano americanas, evitando a apresentação do espanhol ibérico como única a ser ministrada aos estudantes brasileirosporopenAccessVariações linguísticasEnsino do espanholLíngua estrangeiraAs variações linguísticas no ensino do espanhol como língua estrangeiraconferenceObject