OrientaçãoDutra, RenatoDe Melo, Julio Cesar2021-12-042021-12-042021https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6395Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Química.A utilização de ferramentas didáticas possui um papel fundamental para o desenvolvimento das capacidades de ensino e aprendizagem. Porém, nos laboratórios de engenharia das universidades, nem sempre estas ferramentas estão disponíveis devido ao alto custo de equipamentos, tais como, bancadas didáticas de reatores, colunas de destilação, e demais equipamentos. Deste modo, neste trabalho foi projetada e construída uma bancada didática automatizada e de baixo custo para a produção de biodiesel por transesterificação como ferramenta para uso em disciplinas como engenharia das reações químicas, operações unitárias e controle de processos químicos, trazendo e explorando as possibilidades da cultura maker para o ensino de engenharia química.poropenAccessReator. Biodiesel. Bancada. Transesterificação. Controle. Arduino.Projeto e Construção de um Reator Químico Batelada para Utilização como Ferramenta DidáticabachelorThesis